quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como economizar energia elétrica em seu estabelecimento

Ar-condicionado
-Mantenha as janelas e portas fechadas, evitando a entrada de ar externo.
-Limite a utilização do aparelho somente às dependências ocupadas.
-Evite a incidência de raios solares no ambiente climatizado, reduzindo a carga térmica para o condicionador. 
-Limpe o filtro do aparelho na periodicidade recomendada pelo fabricante. A sujeira prejudica seu rendimento.
-Não refrigere excessivamente o ambiente no verão. O conforto térmico é uma combinação de temperatura e umidade, sendo recomendado entre 22 e 24ºC de temperatura e 50 e 60% de umidade relativa do ar. O frio máximo nem sempre é a melhor solução de conforto.
-Mantenha desobstruídas as grelhas de circulação de ar.
-Mantenha livre a entrada de ar do condensador.
-Verifique o funcionamento do termostato.
-Regule ao mínimo necessário a exaustão do ar nos banheiros contíguos aos ambientes climatizados.
-Não opere as válvulas de bloqueio do sistema de água gelada em posição parcialmente aberta (“estrangulada”).
-Estude a possibilidade de ventilar naturalmente o edifício à noite para retardar o acionamento do sistema de ar-condicionado pela manhã.

Iluminação
-Mantenha limpas lâmpadas e luminárias para permitir a reflexão máxima da luz.
-Desligue luzes de dependências quando não estiverem em uso.
-Ligue o sistema de iluminação momentos antes do início do expediente.
-Nos espaços exteriores reduza, quando possível e sem prejuízo da segurança, a iluminação em áreas de circulação, pátios de estacionamento e garagens.
-Utilize, sempre que possível, sensores de presença.
-Use, preferencialmente, luminárias abertas, retirando o protetor de acrílico, o que possibilita reduzir em até 50% o número de lâmpadas sem perda da qualidade na iluminação.
-Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas ou circulares que possuam o Selo Procel Inmetro de Desempenho.

Elevadores
-Mantenha todos os elevadores funcionando somente nos horários de muita movimentação (entrada, saída e hora de almoço).
-Faça campanhas de conscientização para que os usuários chamem um elevador de cada vez e usem as escadas para subir um andar ou descer dois.
-Localize os serviços de maior contato com o público e com fornecedores nos andares térreos.

Equipamentos gastam mais energia?

Equipamento
Potência(W)
Consumo por hora ligado
Caixinhas de som
10
0,01 kWh
Carregador de Palm e celular
25
0,025 kWh
CDR-W
80
0,08 kWh
Fax
70
0,07 kWh
Impressora
80-350
0,08 - 0,35 kWh
Microcomputador
150-220
0,15 - 0,22 kWh
No-Break
3 kVA
0,13 kWh
Scanner
150
0,15 kWh
ZipDrive
70
0,07 kWh
TOTAL
-
0,85 kWh

Como economizar energia elétrica em sua residência

Abaixo dicas para economizar energia elétrica em uma residência sem perder o conforto:

 *Eletrodomésticos:

Geladeira: Este aparelho, junto com o ferro de passar roupas, é o que mais consome energia elétrica em uma residência. Sempre a mantenha limpa (fazer o degelo). Não coloque alimentos quentes na geladeira. Quando a abrir pegue tudo que for necessário e a feche sem demora. Não coloque sacos plásticos entre as prateleiras (gradeado) da geladeira, isso impede as correntes de convecção de “espalhar” o ar frio.

Ferro de passar roupas: acumule o maior número de roupas possíveis para passar. Bater a roupa antes de colocá-la para secar (ou passar a mão antes de usar o ferro) ajuda na redução do tempo de utilização do aparelho.

Máquina de lavar roupas: acumule o maior número de roupas para lavá-las todas de uma vez.

*Aparelhos eletrônicos:

As “fontes“ (ou transformadores de tensão) destes aparelhos consomem energia mesmo não estando utilizando-os. Então as retire da tomada quando terminar de usar.

Os aparelhos em modo stand-by também consomem energia, o melhor é tirá-los da tomada quando não estiverem em uso.

Aparelho de TV: Não o deixe ligado se não estiver realmente assistindo. Cuidado para não deixá-lo ligado quando dormir.

Computador: Não deixar ligado quando não estiver utilizando.

*Banho:

Não demore no banho, o tempo recomendado é de 8 minutos. Posicione corretamente a chave de seleção de potência de seu chuveiro, no verão deixe em “verão”.

*Iluminação:

Aproveite a iluminação natural de sua casa abrindo as janelas, cortinas e portas durante o dia. Utilize lâmpadas fluorescentes, são bem mais econômicas do que as incandescentes. Não exagere na potência das lâmpadas, utilize-a de acordo com o objetivo e tamanho do ambiente (uma lâmpada de 100W no quarto é um absurdo).

sábado, 19 de novembro de 2011

Mudanças nos plugues e tomadas elétricas

O Inmetro anunciou nova padronização brasileira para as tomadas e plugues elétricos. Os 2 formatos diferentes, com dois (bipolar) e três pinos (bipolar com aterramento), em substituição gradativa aos mais de 10 formatos de tomadas. 

A Resolução No. 11 do Conmetro – Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial –anunciada em dezembro de 2006, ratifica a exigência da norma regulamentadora ABNT NBR 14136:2002, da obrigatoriedade da certificação definida pelo Inmetro e estabelece os prazos necessários para que os fabricantes de plugues e tomadas elétricas se adequem às normas.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Importância da limpeza e higienização em aparelhos de ar condicionado

As temperaturas não param de subir e, para suportar o forte calor, os brasileiros recorrem ao ar condicionado, seja nos ambientes de trabalho ou nas residências, em busca de conforto e bem-estar. O que nem todos sabem é que a falta de manutenção desse equipamento pode torná-lo um verdadeiro vilão para a saúde e bolso dos consumidores.

A maioria das pessoas e empresas tem o hábito de usar o ar condicionado diariamente, durante muitas horas ininterruptas, e esquecem que, como qualquer outro produto, ele acumula sujeira e precisa ser limpo com regularidade. Sem a limpeza e higienização o equipamento se torna um reservatório de poeiras, acáros e bactérias. Essa proliferação de microorganismos é altamente nociva para nossa saúde e pode causar, entre outros sintomas, irritação das mucosas, pele e olhos, dor de cabeça, mal estar, fadiga, dificuldade de concentração e até problemas respiratórios. Além disso, um ar condicionado sem manutenção chega a gastar até duas vezes mais energia elétrica dos que os condicionadores em boas condições.

É fácil perceber quando os equipamentos, precisam de manutenção. A característica mais comum nesses casos é a diminuição do rendimento do condicionador, que não consegue resfriar devidamente o ambiente. Odor desagradável e aumento do consumo de energia sem motivo aparente também são sinais de que alguma coisa está errada.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Definição de Manutenção

  • Ato de manter um bem no estado em que foi recebido, com reformas preventivas ou corretivas de sua deterioração natural. 

  • Atividade que implica conservar aparelhos, máquinas, equipamentos e instalações em bom estado de conservação e operação. 

Manutenção Ar-condicionado - ANTES & DEPOIS (limpeza e higienização)

Manutenção Corretiva

Trata-se de uma manutenção não periódica que variavelmente poderá ocorrer, a mesma possui suas causas em falhas e erros, que equipamentos dispõem nesta instância, trata da correção dos danos atuais e não iminentes. exemplo : troca de óleo, carga de gás.

Manutenção Preventiva

Manutenção preventiva é uma manutenção planejada que previne a ocorrência corretiva. Os programas mais constantes da manutenção preventiva são: reparos, lubrificação, ajustes, limpeza, higienização. O denominador comum para todos estes programas de manutenção preventiva é o planejamento da manutenção X tempo.