sábado, 20 de outubro de 2012

Legislação fixa prazo para cada manutenção


Observe a periodicidade definida pela Anvisa para a limpeza e manutenção dos componentes do sistema de ar-condicionado:

§ Tomada de ar externo – limpeza mensal ou, se descartável, troca após, no máximo, três meses.

§ Filtros – limpeza mensal ou, se descartável, troca após, no máximo, três meses.

§ Bandeja de condensado – limpeza mensal.

§ Serpentinas de aquecimento e de resfriamento – limpeza trimestral. 

§ Umidificador – limpeza trimestral.

§ Ventilador – limpeza semestral.

§ Casa de máquinas – limpeza mensal.

Ar Condicionado - ALIADO ou VILÃO

 
O ar-condicionado pode ser um ótimo aliado ou o vilão. Em condições normais, o ar-condicionado pode ajudar na circulação do ar e evitar a entrada de poluição. Mas, sem a manutenção adequada, ele vira um criadouro de fungos e bactérias e ajuda a espalhá-los pelo ambiente.

Otite: Inflamação dos canais do ouvido, podendo ser externa e média (atrás dos tímpanos, que ficam cheios de pus).

Sinusite: Inflamação dos seios da face, chamados para-asais(próximos do nariz).

Amigdalite: Inflamação das amígdalas, provocando dor, inchaço e pus.

Renite



Bactérias em Ar Condicionados e Bebedouros


A falta de limpeza nos filtros e dutos de ar refrigerado propicia o desenvolvimento de micro-organismos – fungos, bactérias e leveduras – que podem levar os ocupantes de ambientes climatizados a contraírem doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas. O maior perigo está na presença da Legionella pneumophyla – bactéria que habita dutos de ar-condicionado, torres de refrigeração de água e bebedouros e que causa a legionelose, podendo se manifestar de duas formas: doença do legionário – um tipo grave de pneumonia – e a febre de Pontiac.

O contágio da doença do legionário ocorre pela inalação de gotas de água contendo a Legionella, que se aloja nos alvéolos pulmonares. O período de incubação é de dois a dez dias, surgindo em seguida os sintomas de febre, tremores, tosse seca ou purulenta e dores de cabeça. A doença é curável, desde que diagnosticada a tempo, e o tratamento é feito com antibióticos. Pessoas com sistema imunológico comprometido, doenças respiratórias ou problemas cardíacos – especialmente idosos – são as mais propensas ao contágio. Para a eficácia do tratamento, é necessário diagnóstico diferencial com outros tipos de pneumonia.
A Legionella pode estar presente em casos isolados ou desencadear epidemias de pneumonia em empresas – casos de contato com a mesma fonte de organismos e não de transmissão entre pessoas. A bactéria foi descoberta em 1976, quando mais de 200 idosos que participavam de uma convenção de legionários (veteranos de guerra) em um hotel na Filadélfia, Estados Unidos, infectaram-se e desenvolveram uma forma inicialmente não solucionada de pneumonia. Todos foram hospitalizados em estado grave e 34 morreram. A mesma bactéria foi o motivo da morte, em 1998, do ex-ministro das Comunicações Sérgio Motta.

A febre de Pontiac é uma infecção tipo gripe causada pela inalação de água contaminada com muitos tipos de bactérias, dentre elas espécies de Legionella. Os doentes apresentam febre, tremores, mal-estar e dores de cabeça e musculares, mas sem complicações. O período de incubação varia de 12 a 36 horas e, por ser muito curto, não permite a infecção e multiplicação bacteriana.

Fonte: http://www.senado.gov.br/jornal/cidadania/limpeza/index.html




Por que fazer Manutenção Preventiva em seu aparelho de Ar Condicionado?


O motivo principal são os ambientes fechados impedindo a circulação de ar, ou seja, a umidade permanece sempre a mesma, mantendo os poluentes como: poeira, ácaros, fungos, bactérias e bolor. Os sintomas destes poluentes podem ser sentidos logo após a exposição ou até mesmo anos depois. Com a manutenção correta é possível prevenir e reduzir efeitos negativos para saúde e ate mesmo o custo.


Vantagens:
- Aumento de rendimento do aparelho
- Redução no consumo de energia
- Evita quebras e trocas de peças
- Vida útil prolongada
- Elimina bactérias prejudiciais a saúde